23 de Novembro de 2017

Associação

Nossa história

A Associação Centro Social Brooklin Paulista, é uma organização sem fins lucrativos que, desde 1957 desenvolve projetos sociais com crianças e adolescentes.

No início de sua existência, o trabalho era feito de forma assistencial às famílias com baixa renda, arrecadando fundos para atender as necessidades da comunidade local.

Em 1990, constituiu-se juridicamente e direcionou sua missão ao atendimento da criança e do adolescente, desenvolvendo projetos para efetivação dos seus direitos, bem como a promoção da Educação Básica, para crianças de até cinco anos. Buscou parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo, estabelecendo convênios em uma Creche e um Espaço Gente Jovem, atendendo inicialmente 200 crianças, parceria que permanece.

A partir de 1992 este número foi ampliado e hoje atendemos 1755 crianças e adolescentes em:

  • 06 Centros de Educação Infantil (CEI)
  • 03 Centros para Crianças e Adolescentes (CCA)
  • 01 Centro para Juventude (CJ)

 

Nossa Missão

Promover o desenvolvimento do indivíduo, por meio de projetos sócio educacionais, de forma a contribuir com a ampliação do seu universo cultural e o exercício da cidadania.

 

Nossa Visão

Ser uma Associação que promova a transformação de vidas, e que seja reconhecida pela excelência em todos os serviços prestados à sociedade.

 

Valores

  • Solidariedade
  • Ética
  • Transparência
  • Compromisso com a causa
  • Respeito e valorização humana

  

Nosso público

Crianças de zero até 11 anos e adolescentes de 12 a 17 anos em condições de desigualdade socioeconômica, com acesso precário aos bens e serviços, da região sul de São Paulo.

 

O que pensamos, acreditamos e realizamos!

Fazemos parte de um mundo globalizado!

A globalização é um fenômeno que criou pontos em comum na economia, na sociedade e na cultura, que trouxe avanços ao mundo contemporâneo, dentre os quais destacamos a evolução da ciência e da tecnologia, o avanço do conhecimento e da comunicação, tornando o mundo interligado.

O processo acelerado de mudanças, somada a necessidade de modernização, se de um lado trouxe benefícios, de outro impulsionou a concentração de renda, gerou maior exclusão social, aumento da pobreza, resultando em um distanciamento maior aos bens e serviços e graves danos ambientais.

Este mundo contemporâneo do qual fazemos parte, coloca-nos diante de um cenário em que a grande maioria vive em condições de desigualdade socioeconômica e trava uma batalha cotidiana para ter uma vida digna, humana e justa.    Este é o público que atendemos e que nos faz acreditar em uma educação que contribua, efetivamente, com o desenvolvimento do ser humano em sua totalidade, que permita ao indivíduo protagonizar sua história, de situar-se criticamente no contexto em que vive e promover mudanças na sua própria vida, do seu grupo e da sua comunidade.

Com crianças, trabalhamos a formação da identidade, sua relação com o contexto em que vivem, estimulando constante interação e contribuindo, assim, com seu processo de aprendizagem, do diálogo, da cooperação e do espírito coletivo.  Os projetos são focados em atividades lúdicas que permitem a exploração e descobertas que, agregados a valores como respeito e solidariedade, possibilitam o desenvolvimento da autonomia e de um ser humano mais ético e justo.

Com adolescentes, buscamos promover a formação para o mundo do trabalho, incentivando o protagonismo, a atitude empreendedora a fim de que eles possam construir o seu projeto de vida de forma autônoma, responsável e ética.  As atividades são desenvolvidas com objetivo de estimular o pensamento crítico, a criatividade e a troca de saberes por meio do exercício constante da reflexão ativa, onde sua história e seu universo de vida são respeitados e valorizados de forma a impulsionar a participação cidadã.

Concepção que nos rege

Nosso trabalho está fundamentado na concepção socioconstrutivista interacionista, na qual o desenvolvimento ocorre pela interação com o outro e com o meio em universos culturais múltiplos, de forma a contribuir com a formação do ser humano em aprender a ser, a conhecer, a fazer e a conviver.

A metodologia está pautada, na pedagogia de projetos, que consiste em trabalhar temas a partir das curiosidades, interesses e necessidades das crianças e adolescentes. São estimulados a pesquisar e criar novas buscas, descobertas e (re) construções de conhecimentos. Neste processo, o educador deixa de ser um transmissor de conhecimentos e passa a ser mediador que estimula a aprendizagem e possibilita à criança e adolescente, a partir das relações criadas, encontrar significados naquilo que está aprendendo.

São documentos norteadores do nosso trabalho: Diretrizes Curriculares nacionais gerais para educação básica (DCN), Diretrizes curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI), Orientações curriculares e normativas para Educação Infantil e Parâmetros Socioeducativos (SMADS).

Como avaliamos

Acreditamos na avaliação como processo contínuo que possibilita rever e alterar ações e projetos, o que nos permite aprimorar a prática educativa e os serviços prestados à comunidade.

Ela é feita por meio de uma sistematização de registros significativos dos fazeres vividos pelas crianças e adolescentes e tem o objetivo de documentar a história dos caminhos que cada um percorreu em suas inter-relações.  Também é realizada com familiares que estão envolvidos nos projetos.

A avaliação acontece ainda em diversas fases de nossos projetos: na  fase inicial, quando da sua implementação,  durante o processo a fim de monitorar e acompanhar e ao final para avaliar os resultados propostos e seus impactos na vida de todos os envolvidos, seja criança, adolescente e familiares.

Nossos serviços

  • Centros de Educação Infantil (CEI) – de 0 a 5 anos, nos bairros do Campo Belo, Jardim Miriam, Praia do Leblon, Cidade Julia, Americanópolis e Balneário Mar Paulista;
  • Centros para Crianças e Adolescentes (CCA) – de 6 a 14 anos nos bairros do Jardim Aeroporto, Campo Grande, Jardim Ubirajara;
  • Centro para Juventude (CJ) – 15 a 17 anos, no bairro do Jardim Aeroporto.